"Bruxelas - I" - escapadinha à parte nova.
Não me devo enganar muito se, tal como eu, a maior parte das pessoas pensa Bruxelas como uma cidade exclusivamente de edifícios baixos, escura, fachadas em pedra e/ou tijolo, escuros e enegrecidos pelo tempo e a humidade e toda a poluição "natural" a uma quantidade de tráfego automóvel de uma capital... europeia, em que o sol não penetra as camadas de nuvens com residência e choro quase permanente.
Não sendo mentira, vai sendo cada vez menos verdade. Aos poucos.
Deixo-vos um olhar sobre, essencialmente, um bocadinho da parte norte da cidade onde vão nascendo avenidas com o tipo de arquitectura de edifícios envidraçados, como os do quarteirão das Instituições. Foram tiradas este domingo, com o aroma do outono já no ar, espalhado pelas cores das folhas das árvores.
São poucas as fotos, mas é o que há para já. Quando houver mais, para cá virão (quem sabe se só no Verão).
Não sendo mentira, vai sendo cada vez menos verdade. Aos poucos.
Deixo-vos um olhar sobre, essencialmente, um bocadinho da parte norte da cidade onde vão nascendo avenidas com o tipo de arquitectura de edifícios envidraçados, como os do quarteirão das Instituições. Foram tiradas este domingo, com o aroma do outono já no ar, espalhado pelas cores das folhas das árvores.
São poucas as fotos, mas é o que há para já. Quando houver mais, para cá virão (quem sabe se só no Verão).
Até um destes dias.
E tenham uma boa semana.
E tenham uma boa semana.
16 comentários:
Imponentes. Gostei de ver. Desde que o novo não atropele e substitua o velho (e que haja cuidado na manutenção deste útimo para que não se desagrade ... o que acontece muitas vezes) gosto deste aspecto futurista na arquitectura das novas cidades (mas eu sou um pouco esquisita :) ) .
Beijinhos. Obrigada
Bruxelas está de facto a ficar mais bonita, mais alegre. Consiga-se uma boa mistura entre esta nova tendencia arquitectonica e a mole humana que por aqui anda e Bruxelas arrisca-se mesmo a tornar-se numa cidade... interessante.
passei por cá para deixar beijos da ci...:)
Esta é a Bruxelas capital da União. Com uma City menos concentrada que noutras capitais. Vai-se a ver, porque o lobbying é uma actividade menos concentrada que a financeira. O que Bruxelas tem de interessante, como de resto a Bélgica, é a sua diversidade. Muito embora, em termos sociais e políticos, valões e flamengos, não se achem muita piada uns aos outros. O que é uma pena...
Alguém acredita que possuíndo um terreno, se lançar á terra sementes minorcas, colhe frutos ??????
Lançamos logo genéricos que dão frutos de elevado teor "nutritivo", nem que seja para a "carneira" das carteiras ...
HÁ algum que se oponha ???
Visto assim, pelos teus olhos, até que a cidade é bonita!
Beijos
Embora goste muito mais das paisagens naturais do que desses enormes blocos de vidro, devo dizer que as fotos estão óptimas e que consegues captar beleza onde aparentemente não existe.
Continua, nós gostamos de ver o mundo pelos teus olhos.
FA
GI,
Alguns são mesmo imponentes! E quando estamos ao lado...
Esta parte da cidade (norte) está a nascer para a urbanização e neste tipo de arquitectura. É uma avenida larga ladeada por edíficios como os das fotos. Portanto, não há misturas neste lado da cidade. Nessa harmonia de novo design e técnicas, é uma paisagem bonita.
O mesmo não se pode dizer noutros pontos da cidade, onde já havia construção antiga, penso que dos finais dos anos 60, anos 70 a 90. Estão a ser transformados, ou mesmo destruídos e a levantarem-se novos, dentro deste tipo envidraçado.
Ao perto, perdendo-se a noção do que está para além do vidro, até que se aceitam bem.
Mas assim que se tem a perspectiva geral de enquadramento da áerea... choca(-me).
Mas quem sabe se há um plano para reconstruir tudo assim, deixando só meia dúzia de edifícios classificados (arte nova)?!
Bjs
MRP,
Obrigado pela visita e comentário.
Embora venha a piscar dos olhos de tanto computador e papéis ao longo do dia, ainda hoje vou tentar retribuir a visita e passear pelo "burgo MRP".
É, Bruxelas está a ficar mais bonita, mais alegre e, também, mais luminosa, digo eu.
Haja sol!
CI,
Vai passando.
Livro com sucesso?
Beijos para ti também.
MARX,
Boa análise aos fundamentos sociológicos e urbanísticos da city ;))
O problema vai ser o encontrar da solução para as "marradas" entre os flamengos e valões. Não encontram outra maneira de dialogar que não seja essa.
Acho que está a chegar o momento de acabar com uma federação de regiões autónomas e comunidades, e passar ao modelo clássico: estados federados, ponto final, parágrafo.
XISTOSA,
Acho que ninguém respondeu até agora. Por isso, e no silêncio, ninguém se opôs.
PITUCHA,
Eu vou emprestando os meus olhos, de vez em quando, por aqui.
Quando estiveres a olhar para ajanela e só vires edifícios escuros ... vem até esta janela.
Bjs
FA ... FA ... de Belém?
Obrigado pela visita.
Aquilo é paisagem natural. Quase só se vê céu! Esse é o efeito bonito deste tipo de arquitectura, espelhar o céu e tronar as construções animais... tipo camaleões. Mudam à medida que o céu muda: ora nuvens, ora brilho do sol, ora azul profundo celeste, ora... não, quando está a chover, ninguém olha para cima.
Bjs
Ola!
Neste aspecto acho Londres mais velha e nota-se uma tendencia em aproveitar-se sempre as estruturas antigas. O que para mim eh uma forma muito elegante de fazer uma cidade. Mas tb adoro o modernismo que mostraste aqui. Ate da vontade de conhecer pessoalmente!
Jinhos.
ANA-CATARINA,
Vem.
De TGV ou avião, num sábado ou domingo, é um saltinho e não fica caro.
Beijokas.
Enviar um comentário