terça-feira, 26 de maio de 2009

Olhares rápidos por Kortrijk (NL) - Courtrai (FR).


Domingo, pós almoço a precisar de ar fresco.

Preparo o rodinhas, "aqueço os motores", ligo os aparelhos e descubro um ponto no mapa do GPS, algures na Bélgica, perto de Lille, na fronteira com a França, ainda terras falantes do neerlandês, a cerca de 100 Km de Bruxelas.
Terras, também, que já estiveram sob domínio de um português, Infante Fernando (Conde da Flandres, por casamento), filho de D. Sancho I, no início da nossa nacionalidade (XIII século).

Denominadores comuns na Bélgica, que em Courtai se mantêm, são a forte presença do cristianismo (muitas igrejas e muitos outros símbolos ou estilos arquitéctónicos religiosos) e das I e II Guerras Mundiais (monumentos aos mortos e aos heróis, mesmo aqueles que sobreviveram a esses momentos de horror europeu).

Quem esperava que falasse do tempo... foi um dia de verão! Os termómetros públicos indicaram-me variações entre 28º e 32º C. Para mim, o equivalente a 39/40º C em Portugal. O temómetro do meus rodinhas, dava-me uns graus mais abaixo: 23º C.

As cores a tijolo ou mesmo mais escuras; os canais/rios a atravessar as povoações, navegáveis e meios de comunicação e de lazer; uma maneira de conviver como se estivéssemos, sempre, em pequenas vilas, devido ao pouco recurso a essa invenção desastrosa que foi construir "arranha-céus" (por aqui, tudo o que tenha mais que 3º andar, já o é), foram também marcos que se repetiram.

Ainda assim, notei que, em geral, a cidade se me apresentou mais clara que o habitual. Fachadas de edifícios de cinzentos mais claros (de pedras) ou de brancos da tinta.

Lendo-se um pouco da história desta cidade, percebe-se porque tem poucas marcas edificadas em pé, do que foi o seu passado mais remoto. Ponto de encontro e de separação de culturas diferentes, onde se lutou palmo a palmo durante séculos, poderia dizer-se, milénios. Ainda hoje, eu sinto que a Bélgica se mantém como uma fronteira(s) europeia(s). Mas isto é só uma opinião pessoal, um sentir.

Deixo-vos com alguns olhares e a ligação electrónica a alguma informação sumariada sobre KORTRIJK, da Wikipedia, em Português. Mas seleccionem o módulo em Francês ou Inglês que, em minha opinião, estão mais completos.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

De passagem.

Um destes dias saí das auto-estradas e andei pelo campo. Vi que por cá também há ...

Burricos

... burricos aos molhos, pelo menos em Sint-Maria-Lierde.
Como não há burros a puxar carroças, só pode ser para produção do leite - penso eu - que agora é o que está a dar. (Leite de burra, claro, embora o deles também seja necessário).

E também há disto, em Tiegem, ...

Estilo Pisa?

... que ou está a cair, ou então, foi fruto de arquitecto "a la Pisa".
Ou será ignorância minha, e esta inclinação está ligada aos ventos e neve?