segunda-feira, 20 de agosto de 2007

VITRAIS

(Actualizado a 19-06-2009. As actualizações serão colocadas logo ao início do slideshow).

A "silly season" ainda por aqui anda, embora já se sintam os primeiros passos a começar mais um ano de rotinas.

O trânsito, hoje, já respirava o nosso ar, paradinho minutos sem fim para avançar um metro; a chuva miudinha anuncia o que aí vem; as temperaturas, já não são dos verões de outrora!

Enquanto dura a silly, deixo-vos com uma repescagem de fotos de vitrais que por aqui se podem ver. Nem todos são de igrejas. Com fotos novas também. As igrejas, por estas bandas da Europa, quase todas, têm muitos e lindos vitrais. Mas também é possível vê-los em edifícios que não estão ligados a religiões, e até mesmo em casas particulares.

Para quem anda de máquina a tiracolo, não é fácil colocar-se na melhor posição para tirar as fotos. Quase sempre impossível. As colunas e os candeeiros gigantes "facilitam a dificuldade" em conseguirmos uma posição aceitável. Os painéis gigantes, com o pouco espaço para a perspectiva completa, também.

Enfim... quem dá o que tem...


domingo, 19 de agosto de 2007

Berlaymont informador.

O Berlaymont é o edifício onde está sediado o gabinete do Presidente da Comissão Europeia. Deve o seu nome ao facto de naquele local ter existido o Convento das "Dames du Berlaymont" que se mudaram para Waterloo.

Na fachada que fica virada para a Rotunda Robert Schuman é colocada uma faixa a toda a sua altura, sempre que se anuncia um evento marcante.

Aqui ficam algumas das faixas que por ali estiveram (o slideshow é actualizado).