sábado, 27 de junho de 2009

No comments

Barak vs Sarkozy

Estranhezas

Junto à Rotunda Robert Schuman, acontecem muitas manifestações durante o ano com uma incidência especial nos dias das reuniões do Conselho Europeu da EU. Até aí... compreende-se.

O que estranho são as outras, como a de hoje, sábado, frente aos edifícios principais da Comissão Europeia e do Conselho, quando os mesmos estão vazios.

Estas manifestações fazem-me lembrar a dos agentes da PSP, bonés no alcatrão, não há muito tempo, frente ao Palácio de Belém, presumivelmente para expressarem ao Presidente da República os seus sentimentos contra as reformas administrativas em curso. Tudo bem, pois estavam a exercer um direito que lhes assiste, dirão, e eu também o diria, não estivesse o palácio vazio do seu principal inquilino, precisamente naquele dia.

Masoquísmo, manipulação ou maniqueísmo político nisto tudo? Não sei, mas...

Quanto ao motivo da manif de hoje (defesa dos direitos humanos), estou de acordo a 100%, para 100% do planeta.

Já quanto aos outros motivos e, especialmente, quanto a objectivos das manisfestações, nem sempre muito claros, não me pronuncio. Sou duplamente estrangeiro: em relação ao país visado - Irão, e em relação ao país que me acolhe.

Ficam algumas fotos, para além do verso do panfleto distribuído (cobri os endereços que vinham no mesmo).


DSC03331DSC03336
DSC03338
DSC03335

Decidiu? Está decidido

O Presidente da Répública decidiu... está decidido!

Eleições legislativas a antecederem as locais, a 27 de Setembro.

Tenho a minha opinião sobre o efeito que as eleições para a A.R, ao antecederem as eleições locais, vai provocar sobre os resultados, numas e noutras. Mas, afinal, em nenhuma situação se poderia dizer que não houvesse a possibilidade de provocar alterações sobre os efeitos e os resultados, fosse nesta ordem, na inversa ou em simultâneo. É especulação que já pertence à história.

Vou estar o mais atento possível ao que se vai passar quanto ao alerta do nosso PR:
Que os partidos se comportem serenos e com elevação no debate, elegendo os temas específicos para cada acto.

Veremos!

Espero que os partidos me venham a traçar a possibilidade do futuro, que agora é negro, vir a ser mais colorido (para a maioria dos portugueses, quero dizer); aguardo que inventariem e analisem os reais problemas e, muito mais do que isso, apresentem soluções claras, transparentes, credíveis, o mais científicas que poderem ser apresentadas em actos eleitorais. Que parem de vender "banha da cobra" e de discutir o conteúdo das fraldas deste ou daquele, que não continuem a utilizar os mesmos métodos e discursos de sempre, estafados e parem de nos tomar, a todos, como "galinhas desmioladas".

E, segundo essa minha leitura, nas alturas certas levarão o meu voto... ou não, podendo, no limite, levarem o mesmo que nas europeias: um maguito!

Ainda sou um indivíduo cheio de esperança. Ingénuo, vá, chamem-me!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

No castelo de Montemor-o-Velho

Poderia dizer que já lá vão dois meses, sem errar muito, que passei por este castelo.

Um dia de Verão, antes do calendário marcado, durante a viagem de retorno a Lisboa, aproveitei a ir lá acima, ao bar, refrescar do almoço de família que há muito tempo não via.

E então porque só agora vêm para cá as fotos? - perguntar-se-ão alguns.

É simples a explicação, dir-lhes-ia eu.

Por um lado, há cantos deste castelo que encantam e, por outro lado, que é cada vez mais difícil encontrar tempo e inspiração extra-política (este blogue não nasceu para isso, jurei a mim próprio ao início - embora as tentações já o tenham assomado) para vir deixar umas linhas. E com o calor que já vai fazendo, a moleza vai aumentar, prevejo.

Fiquem, pois, com alguns olhares que tive. Os que consegui captar.