domingo, 29 de março de 2009

Horários


Não há mais que meia dúzia de dias, oficializaram a entrada da Primavera nesta Europa cheia de união.

Para meu espanto, eu que pensava que uma estação deveria durar mais ou menos 3 meses, anunciaram ontem que íamos passar ao horário de Verão.

E não vão de modas: “rapam-me” uma hora de bom dormir e lançam-me a caminho do Verão com uma velocidade acelerada. Logo aqui, neste canto que dizem ser o centro, onde o Inverno ainda se vai despedindo.

De meio em meio ano, tiram-me com uma mão aquilo que me deram com a outra.
(Sim, eu sei, que nem é o pior para uma boa parte dos portugueses, que já se vão habituando a que lhe tirem definitivamente o que garantiram ser um compromisso para toda a vida. Garantias que não foram dadas há meio ano, mas há décadas. Mas isso é outra conversa).

Proponho que se arranje um novo meridiano para a Europa, que fique a meio caminho da mudança e seja bastante empata da mesma. Longe do de Greenwich, que até fica num conjunto de países que teimam em estar na Europa cheia de união, mas não muito. Um meridiano assim a modos que… ficasse na meia hora, para não ter que atrasar ou adiantar periodicamente, mas passasse a ser a hora certa e oficial dos 80 Estados Europa cheia de união.

O quê?! Não são 80 ainda?! Serão um dia. Mas isso é mais uma conversa lateral ao tema.

O que eu quero é um Meridiano que passe a dar a TME (claro, o Tempo Médio da Europa), evitando os sobressaltos de, de meio em meio ano, ter que acertar a hora no dia anterior, antes dela mudar, sob pena de se falharem compromissos no dia seguinte, que me deixem dormir e acordar sem sobressaltos, que não me atirem para estações do ano que ainda estão a 3 meses de distância, pelo menos.

E deixem o sol circular em paz.

Viva a Primavera.

2 comentários:

xistosa - (josé torres) disse...

Se fossem mais ladinos e não se preocupassem com o que está mais que provado, que não adianta ao planeta e faz mal ao nosso relógio biológico, manteriam a hora solar.
A vida animal, (parece-me que o homem ainda o é), regula-se pela hora solar.
Ou então voltarmos aquela invenção do Cavaco que há 15 ou mais anos, já nem me recordo bem, teve um ataque de inteligência e optou por não atrasar os relógios para a hora de inverno e a adiantá-la em Março ...
Foi o que se viu.
O caos ...
Parece-me que agora é norma europeia e como estamos na Europa ... há sempre necessidade de quem limpe, lave latrinas e lave outras pulhices e tudo o que nos lixar é "Made in UE", só salários e outras coisas é que ainda estamos em África ...

AGRIDOCE disse...

XISTOSA,

Não, os homens já não são animais. São uns animaizinhos mas há alguns que lavam que se fartam. Andam luzidíos, de tanta lavagem.

Inté.