sábado, 27 de junho de 2009

Estranhezas

Junto à Rotunda Robert Schuman, acontecem muitas manifestações durante o ano com uma incidência especial nos dias das reuniões do Conselho Europeu da EU. Até aí... compreende-se.

O que estranho são as outras, como a de hoje, sábado, frente aos edifícios principais da Comissão Europeia e do Conselho, quando os mesmos estão vazios.

Estas manifestações fazem-me lembrar a dos agentes da PSP, bonés no alcatrão, não há muito tempo, frente ao Palácio de Belém, presumivelmente para expressarem ao Presidente da República os seus sentimentos contra as reformas administrativas em curso. Tudo bem, pois estavam a exercer um direito que lhes assiste, dirão, e eu também o diria, não estivesse o palácio vazio do seu principal inquilino, precisamente naquele dia.

Masoquísmo, manipulação ou maniqueísmo político nisto tudo? Não sei, mas...

Quanto ao motivo da manif de hoje (defesa dos direitos humanos), estou de acordo a 100%, para 100% do planeta.

Já quanto aos outros motivos e, especialmente, quanto a objectivos das manisfestações, nem sempre muito claros, não me pronuncio. Sou duplamente estrangeiro: em relação ao país visado - Irão, e em relação ao país que me acolhe.

Ficam algumas fotos, para além do verso do panfleto distribuído (cobri os endereços que vinham no mesmo).


DSC03331DSC03336
DSC03338
DSC03335

2 comentários:

alfacinha disse...

Que maravilhoso, Bélgica um país onde cada indivíduo tem o direito para manifestar. Isto chama se liberdade. Cumprimentos de Antuérpia

AGRIDOCE disse...

ALFACINHA,

É. A Bélgica é um país maravilhoso e, à medida que se aproxima a minha partida, cada vez o acho mais. E também é verdade que é um país democrático onde cada um tem o direito a manifestar-se. E, por isso e concluindo, onde há liberdade.

Desta liberdade também há lá por Portugal. E nos restantes países europeus. Pelo menos.

Aliás, como refiro na minha mensagem, não foi há muito tempo que aconteceu algo semelhante por lá.

Não sou contra o direito à manifestação (quem me lê neste blogue, que é um mosaico policromático, generalista, deve concluir isso com facilidade. Espero). Com regras, claro, que não gosto de vandalismo oportunista.

O que quis deixar expresso foi:
(1) a publicitação do acontecimento. É um facto;
(2) as nuances que aparecem tendencialmente neste tipo de manifestações, com motivos e objectivos transparentes, mas também alguns que nem por isso;
(3) o local escolhido ou indicado para uma manifestação daquele teor;
(4) o calendário escolhido.

Sobre o ponto (2), por exemplo, tenho uma foto de um cartaz que me imploraram que tirasse (talvez pensassem que eu era de algum jornal?!), que duvido muito tivesse a ver, directamente - para ser bonzinho, com o que estava em causa. Por isso e pela sua violência, não a publiquei, quer no blogue, quer na minha página Flickr. Ou, por exemplo, porque penso que "os direitos humanos" eram só uma parte, quiçá pequena, do objectivo da manifestação.

Cumprimentos para Antwerpen, essa bela cidade, qualquer que fosse o país onde estivesse.