sábado, 5 de julho de 2008

Crónica sem nexo, nem ... ( II )


Ao sabor da pena.


III – Nos Caminhos de África. Serventia e Posse. Angola Século XIX.

Depois, virei-me para o outro lado, e peguei no livro que já ando a ler - nos intervalos - desde há uns tempos, e que um amigo de infância me fez chegar às mãos.

Livro que me tem dado algum prazer na leitura, mesmo sendo um bocado monótona.

A autora (Maria Emília Madeira Santos, publicação do Instituto de Investigação Científica Tropical, Lisboa - 1998) tem-me dado a conhecer como se desenrolou o processo de descoberta do território e se desenvolveram os laços de comércio, do litoral ao mais interior do sertão, quais as "mercadorias" de então e como a sua comercialização já era um hábito nas gentes do interior antes dos europeus lá chegarem, em como para além dos povos da actual Angola, outros povos, africanos e europeus, também por lá se dedicavam ao comércio dos mesmos produtos, das dificuldades e desaires que foram acontecendo por aqueles cantinhos de Angola, ..., como se foi moldando e construindo aquele país de hoje.

Vou, à medida que avanço (ainda só vou em cerca de um quarto do livro, talvez um pouco menos - é grandinho), dando conta da minha ignorância e de como aquela pequena parte da história de Angola que fui obrigado a estudar (estou aqui a exagerar um pouco, porque já li e leio muito mais coisas da história de Angola), embora tendo relatado factos verdadeiros, estava tão longe de abarcar a realidade.

Como gostava de ter tempo disponível para ler muito mais e muito mais rápido!
Vou passar os olhos por mais umas quantas páginas.
Deixo-vos com um pequeno aperitivo do livro.
Se há uma coisa que também gosto, é de ver fotos antigas. Espero que gostem, também. (Para aumentarem as fotos e lerem as legendas, cliquem sobre as mesmas).






Inté.





Sem comentários: